iv Ideias, Limão e Sal: A procrastinação nossa de cada dia

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A procrastinação nossa de cada dia


Procrastinar. Segundo a Wikipédia Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, ela se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.”
Todos procrastinam, não conheço ninguém que nunca tenha adiado ou ‘deixado pra amanhã’ alguma coisa. Qualquer coisa. Pode ser no trabalho (embora isso não seja recomendado, pois resulta em demissões eminentes), tarefas de casa (ou vai dizer que nunca empurrou os livros da cama pra estante pra poder dormir e depois da estante pra cama quando precisa de algum deles?), seja um texto/livro que precisa ser lido (deixa aí que eu vou ler quando sobrar tempo). Isso tudo parece normal, mas de tão normal, você acaba deixando isso ir crescendo e se tornando um grande monstro da enrolação. Você enrola, enrola, enrola e não faz nada. Aquele texto ainda precisa ser escrito, aquela imagem precisa ser tratada, a conta precisa ser paga e você realmente precisa ir ao médico. Aí começam a aparecer as reclamações do tipo: “Eu não tenho tempo pra nada!”. Sim, você tem! Só não sabe organizar isso direito, mas tem.
Eu sou uma grande procrastinadora, principalmente de livros. Tenho 4 livros para ler e eu nunca consigo... Ou mato o tempo no msn, ou no twitter, facebook, lendo outros blogs e procurando alguma coisa legal pra por aqui. Acho simplesmente fantástico quem tem um planejamento diário/semanal/mensal e consegue cumpri-lo, eu sempre quis fazer um planejamento, mas acabo deixando pra depois.

Isso é tipicamente brasileiro, não é? Tem quem diga que só consegue trabalhar sobre pressão, aquele momento que você se toca que terá que entregar seu trabalho pronto no dia seguinte e não tem nada preparado. Bate o desespero, você (que não pisa ‘na casa de Deus’ há anos), se torna a mais religiosa das criaturas, apela pra simpatia, pra piedade de Deus, olha pro relógio implorando que ele passe mais devagar... Geralmente você consegue entregar o trabalho pronto, não é o melhor que você conseguia fazer, mas foi o que deu pra fazer com o tempo que sobrou. Se deu tempo dessa vez, dará tempo na próxima, então pra que utilizar tantas horas para fazer algo que pode ser feito em minutos? E aí você se torna um procrastinador crônico. Aconselho acompanhamento médico, isso não é normal

Abaixo uma animação muito bonitinha sobra procrastinação. Lembrei de mim quando fazia a monografia lá pelos meados de 2009.



Um comentário:

OpixR disse...

Mais ou menos por ai, me sinto o procrastinador nato!! todo santo dia fica algo pra trás... hj mesmo... enfim... gostei do texto.